sábado, 29 de novembro de 2014

Dissertação!

         Olá pessoal, espero que estejam bem. Como eu postei questões sobre o texto "O empreendimento Gerativo", julguei interessante compartilhar com vocês uma dissertação que fiz sobre este trecho do texto:
                “A história da GG conhece três grandes estratégias na delimitação do conhecimento sobre a língua presente na mente/cérebro dos falantes.”

        Segundo a afirmação contida no livro de José Borges Neto, “a história da gramática gerativa conhece três grandes estratégias na delimitação do conhecimento sobre a língua presente na mente/cérebro dos falantes”. Nesta obra, o autor pretende mostrar os três principais tipos de pensamento gerativista.
        A primeira estratégia do gerativismo, é aquela explicitada na obra LSLT (Logical Scructure Of Linguistic Theory) e na SS (“Syntactic structures”). Em “The Logical Scructure Of Linguistic Theory”, é explicitado os fundamentos desta nova teoria linguística. Em “Syntactic structures”. N. Chomsky propunha algo bem diferente do que era proposto pelos estruturalistas, isto é a a capacidade que falar, que nasce com o falante, por isso, a linguagem por Chomsky é pensada como algo biológico, não social (como os estruturalistas).
        Em 1960, com a publicação do livro “Aspects of the theory of syntax”, surge, para implementar esta nova corrente e como segunda estratégia da gramática gerativa, a noção de “teoria padrão”. Em 1960, quando algumas questões que inicialmente não estavam concretizadas, em meados desta década, essas passaram a ser melhor esclarecidas. Surge então, para melhor explicitar e concretizar a teoria, a ideia inatismo, que passou a ser a hipótese de trabalho, com a consequência da psicologização. Surge também, a noção de estrutura profunda e o léxico, anteriormente deixado um pouco às margens, passa a ser relevante, e como consequência desta relevância, há maior preocupação com a ordem da semântica. Neste momento em que a teoria encontra-se de forma mais concisa, Chomsky passa a receber também as primeiras críticas. Ainda sobre, a teoria-padrão a forma da gramática proposta por ela, encontra-se organizada em três componentes maiores, um componente sintático (que é gerativo) sendo o único que constrói representações, e os dois restantes, constroem interpretações. Assim, há como um componente sintático à base subseqüente pelo componente categorial (isto é, pelo léxico, e pelo componente transformacional). Em respostas a algumas críticas que recebeu, Chomsky afirmou que o componente sintático especifica um conjunto infinito de objetos formais abstratos e cada um deles incorpora as informações de relevância para gerar assim, interpretação única de frase particulares da língua.
        Na terceira e última fase, a das regras aos princípios, dá- se aqui os princípios e os parâmetros. Nessa fase os seguidores do pensamento de Chomsky tentaram restringir o poder descritivo da gramática para aumentar o poder explicativo sobre ela. Nesta fase também, há uma tensão entre adequação descritiva e explicativa. A teoria, por sua vez, seria explicativamente adequada quando ela reproduzisse o comportamento de uma criança que adquire a linguagem. Para adquirir a adequação descritiva e construir gramáticas para todas as línguas naturais, os mecanismos teóricos disponíveis devem ser suficientemente ricos e diversos para que pudessem sustentar teoricamente todas as riquezas e diversidades que línguas naturais possuem.
         Apesar das críticas que esta corrente recebeu ao longo de sua trajetória, nota-se o progresso da mesma. Mais importante do que julgá-la correta ou não, é importante considerar este ponto de vista sobre um mesmo objeto: a linguagem. Um ponto de vista, que, entre as correntes filosóficas que abrange a linguística, é a única que a enxerga pela ciência biológica e como tantas outras teorias, felizmente pôde ser contestada, para que assim, pudesse criar outras. Desta maneira, nota-se sua importante atuação na construção das ciências humanas, em particular, a linguística (expressão de opinião própria).

É isso. Abraços e até mais! :)

Um comentário: