quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vamos falar de Funcionalismo?!

                Olá pessoal, espero que estejam todos bem. O professor Baronas começou a explicar sobre a corrente filosófica denominada Funcionalismo. Gostarai de compartilhar com vocês o que absorvi e a medida que for ampliando meu conhecimento, compartilho com vocês. Um beijo e Até mais:


                O Funcionalismo é uma das correntes filosóficas da linguística.
                É um modo de se pensar a língua de uma maneira formalista. A preocupação em se analisar por este viés, são as questões mais relacionadas com o significante do que com o significado.
                A abordagem funcionalista se ocupa com a função destes elementos linguísticos. Parte da ideia de que a língua exerce várias funções. Para os formalistas, o que interessa é analisar os elementos, construção da língua, não o seu funcionamento.
                Esta corrente pensa a linguagem como um sistema que pode ser representado formalmente, pensar a linguagem humana como um sistema que pode ser representado através de elementos estruturais. O formalismo, além de questões relacionadas a sintaxe, se atenta também em uma descrição no âmbito na semântica e da pragmática.
                É na interação, na comunicação que a linguagem se constitui como tal. É nesta perspectiva também, na interação, que os funcionalistas analisam a linguagem. Estas interações transformam modificações na linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário