Olá, espero que estejam bem. Postarei breves esclarecimentos que julgo importante ainda sobre o Gerativismo:
- O programa de pesquisa gerativista assume como um dos seus pressupostos que a linguagem é uma capacidade inata dos seres humanos. As evidências que sustem este pressuposto é o fato de que crianças, por exemplo, conseguem pronunciar palavras nunca ouvidas por ela antes, ou seja, falam uma língua na qual lhe foi apresentado pouco recurso (Princípio da recursividade).
- A linguagem humana no entendimento de N. Chomsky baseia-se em uma propriedade elementar chamada propriedade da infinitude discreta. Esta infinitude discreta seria a possibilidade do falante criar frases finitas a partir de conjuntos, meios finitos. A linguagem humana no entendimento de N. Chomsky baseia-se em uma propriedade elementar chamada propriedade da infinitude discreta. Esta infinitude discreta seria a possibilidade do falante criar frases finitas a partir de conjuntos, meios finitos.
Propriedade da discreta infinitude, ou seja, através de meios finitos é possível gerar infinitas possibilidades. O conjunto possível de sentenças de uma dada língua é infinito **
ResponderExcluir